segunda-feira, 3 de maio de 2010

A importância das células-tronco com base no vídeo:

Primeiramente, células-tronco são células pouco diferenciadas capazes de se dividir e originar células especializadas do corpo. São encontradas em embriões no início do
desenvolvimento, no cordão umbilical, na medula óssea e no figado.
As células-tronco embrionárias podem ser obtidas de embriões congelados, obtidos por fertilização fora do corpo que existem em clínicas de fertilização e que não serão implantadas em útero. Para evitar o risco de rejeição é preciso conseguir células-tronco compatíveis com as do receptor ou realizar a clonagem terapêutica ou transferência nuclear, que consiste em retirar o núcleo de uma célula somática da pessoa que necessita de um transplante para um óvulo anucleado e estimular seu desenvolvimento em laboratório até o estágio de blastocisto. Como as células clonadas continham o núcleo do paciente não há risco de rejeição.
Todavia essa clonagem não serve para pacientes com doenças genéticas e sim em doenças do sistema nervoso, como o mal de Parkinson e paralisias por lesões na medula espinhal, na diabetes tipo-1, em doenças do coração, neurodegenerativas, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas e doenças renais.
As células-tronco dos embriões podem se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue,através da diferenciação celular. Devido a essa transformação, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica e em doenças que foram mencionadas acima.
A célula-tronco tem a incrível capacidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula.
Essas células-troncos estão diretamente relacionada à biologia do desenvolvimento que é importante, visto que, esta estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas várias etapas. Abrange o crescimento, a diferenciação celular, e seu desenvolvimento a partir do zigoto, através da formação dos tecidos, órgãos e sistemas.
Concluo que o principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas.

2 comentários:

  1. Muito bom o teu artigo, conciso mas objetivo, falando da importância da biologia do desenvolvimento e das células-tronco. Muito interessante você explicar de forma resumida como funciona a clonagem terapêutica, pois sendo esse um assunto muito importante para a medicina, é sempre bom termos uma noção das técnicas utilizadas a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei que você fiz uma pequena introdução sobre célula-tronco, e depois sobre os embriões congelados. Concordo com você sobre "pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas ", mas algumas pesquisas que fiz as pesquisas feitas com as céluas- troco pode ser substituido por órgão que as pessoas não tem.
    bjs

    ResponderExcluir